Doomsday for the Deceiver – Flotsam and Jetsam

flotsam-and-jetsam-band-photo-530x526“Um disco impregnado de um forte sentimento de inadequação”

1986 foi o ano em que o Heavy Metal se tornou o gênero musical mais popular no mundo. Sendo a segunda metade da década de 80, a época em que a juventude americana experimentava um tipo de liberdade jamais imaginada. Com tanto poder nas mãos os jovens reivindicavam independência e encontravam no Rock/Metal uma forma plena de expressão. O estilo conhecido como Thrash Metal é um herdeiro direto do Punk cuja ideologia deu à música contornos de engajamento político que, por sua vez, despertou a consciência de muitos jovens para as questões sociais.

739cf6684854da4d395281b83a76e6ea--concert-posters-music-postersA banda Flotsan & Jetsan, representante desse estilo, surgiu como fruto dessa rebeldia punk e, em suas letras, questiona o established através de um discurso “politicamente incorreto”. Musicalmente, o som do grupo é pesado, rápido e nervoso. Contém, claro, todos os clichês que tornaram o estilo tão apaixonante e, ao mesmo tempo, tão contraditório. Como banda, ganharam mais notoriedade por ter um membro promovido à integrante do Metallica, do que, por sua própria obra. O que, a meu ver, é injusto! Trilhou um árduo caminho em busca de reconhecimento e conquistou admiração de milhares de fãs, mas sem haver saindo, de fato, dos bastidores.

1817Doomsday for the Deceiver, em si, sofre de algumas limitações quanto ao trabalho de estúdio. todavia, no conjunto de símbolos que tornam a música pesada um tema sempre tão apaixonante e ao mesmo tempo uma fonte inesgotável de discussões, pode ser considerando um clássico do gênero. Guitarras pesadas, bases raivosas, vocais firmes (com boas doses de agudos), bateria e baixo bem casados e um forte sentimento de inadequação, fazem deste disco, um dos pilares do estilo daquele ano. Contudo, espero que você, leitor, ao ouvi-lo e/ou reouvi-lo possa, de acordo com seus pressupostos, dizer o que acha deste trabalho.

 


Referências:

7 respostas

Feedback, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s