Neivaldo Araújo: Almondegas

almondegasAlmôndegas foi uma banda gaúcha da década de 1970, que misturava em suas músicas um regionalismo com pop, criando um estilo próprio. Lançaram seu primeiro LP em 1975, que teve a faixa “Canção da Meia-noite” incluída na trilha na novela Saramandaia, de uma grande rede de televisão. Mesmo iniciando sua carreira no circuito universitário e sendo lançados junto com as sementes do que seria o Rock do Sul, o grupo nunca negou às raízes Rio-grandenses, apesar de ter partido para o Rio de Janeiro em 1977. Em 1979 a banda se desfez deixando um grande legado para música gaúcha, como a música Vento Negro, que se tornou a assinatura da banda.

José Fogaça não era ligado diretamente ao grupo, porém teve uma importante participação compondo canções, como Testamento, que foi a primeira gravação do grupo, assim como o clássico Vento Negro e Porto Alegre Demais, que é quase um hino da cidade. Com o fim da banda, Fogaça entrou na política chegando a Senador e prefeito de Porto Alegre.

almond grupoOs irmãos Kleiton e Kledir foram a maior revelação da banda. Nascidos em Pelotas, começaram a estudar música muito cedo e quando o grupo se dissolveu, os irmãos decidiram prosseguir a carreira em dupla. Em 1980 saiu o primeiro disco da dupla KeK, o sucesso foi imediato e os shows arrastavam multidões por todo Brasil. Lançaram cinco discos (mais um em espanhol), o que lhes rendeu disco de ouro e shows nos Estados Unidos da América, Europa e América Latina. Gravaram em Los Angeles, Nova Iorque, Lisboa, Paris, Miami e Buenos Aires.

Eles trouxeram definitivamente para a cultura brasileira a nova música gaúcha, eternizando um sotaque diferente, uma maneira própria de falar e cantar, com termos até então desconhecidos como “deu pra ti” e “tri legal“. Suas composições foram gravadas por Simone, Nara Leão, MPB4, Caetano Veloso, Xuxa, Fafá de Belém, Nenhum de Nós, Zizi Possi, Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, Belchior, Emilio Santiago e muitos outros.

hqdefault_Pery Souza, que é primo dos irmãos Ramil e foi integrante dos Almondegas, também seguiu carreira solo, lançou seu primeiro LP em 1984, com destaque para a canção Sonho Sideral. Vitor Ramil, irmão mais novo de Kleiton e Kledir, não era dos Almondegas, mas começou sua carreira de cantor e compositor em 1980, com muita influência da banda. Aos 18 anos de idade gravou seu primeiro disco Estrela, Estrela, com as participações das cantoras Zizi Possi e Tetê Espíndola. Em 1987, trocou Porto Alegre pelo Rio de Janeiro, dando continuidade ao seu trabalho na música.

Nos anos 90, afastou-se um pouco dos estúdios para se dedicar a literatura, com a novela Pequod, ficção criada a partir de passagens da infância do autor, de sua relação com o pai, de suas andanças pelo extremo sul do Brasil e pelo Uruguai. Devido à grande repercussão junto à crítica, o artista passou a ocupar-se duplamente: música e literatura. Os Ramil chegam à terceira geração na música: o filho de Vitor, Ian Ramil iniciou sua carreira musical, vencendo o Grammy Latino na categoria melhor álbum de Rock.


Por Neivaldo Araújo

Revisão: Emanuela Fontenele.

2 respostas

  1. Qualquer hora vc poderia fazer um post com bandas de nomes estranhos, pq eu jamais iria imaginar que existiria uma banda chamada Almôndegas hahah sugestão pra lista: Eximperituserqethhzebibšiptugakkathšulweliarzaxułum

    Curtido por 1 pessoa

Feedback, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s