Mighty Sam McClain: música para a alma

MacClain-MB-1998002O vocalista Mighty Sam McClain é um especialista em soul-blues do sul, um dos mestres originais da década de 1960, quando a música desfrutou de sua popularidade máxima. Ele continua com a tradição de vocalistas como Bobby Bland, Solomon Burke, Otis Clay, James Carr e Otis Redding. Suas excelentes gravações dos anos 90 agora estão amplamente disponíveis, mas isso nem sempre foi o caso. Como tantos outros vocalistas do soul-blues, McClain começou a cantar o evangelho no coro de sua mãe [na igreja] quando ele tinha cinco anos. Aos 13 anos, devido a desentendimentos com seu padrasto, ele saiu de casa e viveu com os avós por um tempo antes de conhecer Little Melvin Underwood. Ele trabalhou com a Underwood primeiro como valet e depois como vocalista em destaque em seus shows ambulantes. Suas inspirações incluíram Little Willie John, Clyde McPhatter dos Drifters, B.B. King e Bobby “Blue” Bland. McClain lembrou de ter visto Bland no auditório da cidade em Monroe, Louisiana, como um momento revelador. Anos depois, McClain abriria para Bland no Tipitina’s, um clube de blues em Nova Orleans. Até hoje, ele considera o aceno de aprovação de Bland como um ponto alto de sua carreira.

Blues-Soul-Singer-Mighty-Sam-McClain-dies_teaser_700xAo trabalhar no 506 Club em Pensacola, Flórida, em meados dos anos 60, foi apresentado ao produtor e DJ Don Schroeder. Trabalhando com Schroeder, ele gravou o sucesso de Patsy Cline “Sweet Dreams“. Depois disso, várias outras visitas ao Muscle Shoals Studios no Alabama renderam singles como “Fannie Mother” e “In the same old way“. McClain continuou a ter públicos cada vez maiores por suas apresentações no Clube 506 e depois no Teatro Apollo em Harlem. Ele gravou um single para Malaco e dois singles para o Atlântico em 1971, antes de cair na cena, por um tempo.

MI0000494346Nos 15 anos seguintes, McClain se entretia realizando tarefas domésticas, em sua casa em Nashville e New Orleans. Os Irmãos Neville e outros da cena da Cidade Crescente foram creditados como apoiadores da reconstrução de sua carreira de cantor de Blues. McClain conheceu o baterista de Mason Ruffner, Kerry Brown, e os dois juntaram uma banda. Pouco depois, eles gravaram um single para o selo Orleans de Carlo Ditta, e a carreira de McClain foi rejuvenescida. Depois de gravar com Hubert Sumlin no Blues Party para o selo BlackTop em 1987, McClain começou a restabelecer sua antiga reputação como um grande cantor de blues/soul, excursionando com Sumlin e sua comitiva. No final dos anos 80, McClain tinha se mudado de Houston para Boston. Durante a maior parte dos anos depois, ele morava em Boston e no sul de New Hampshire.

MI0001519646McClain não gravou seu primeiro álbum de estúdio sob seu próprio nome até os 50 anos. Até que, por intermédio de sua baterista de Boston, Lorne Entress, que fez uma conexão com o selo Audioquest baseado na Califórnia. Então, McClain lançou uma sequência de álbuns que incluem Give It Up to Love (1992), Keep on Moving (1995), Sledgehammer Soul e Down Home Blues (1996), o último indicado para um W.C. Handy Award. Todos receberam comentários positivos da crítica especializada e, pela primeira vez em sua vida, ele controlou seus próprios direitos de publicação de canções.

MI0001655192Blues for the Soul (2000) foi lançado pelo selo Sundazed, e Sweet Dreams seguiu-se pelo Telarc em 2001. Começando sua própria gravadora, Mighty Music Records, McClain lançou One More Bridge to Cross sob sua marca em 2003, seguindo-o de Betcha Didn’t Know em 2009. O selo noruegues Kirkelig Kulturverksed o ajudou no lançamento do Scent of Reunion de 2010: Love Duets Across Civilizations e One Drop Is Plenty do ano seguinte.


Referências:

Anúncios


Categorias:blues

Tags:, , , , , , , , , , , ,

Feedback é melhor do que like!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Te Descrevi

"em alguns pesamentos soltos"

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

Projeto Mais Livros

Mais livros, Melhores Pessoas

Chris Machado

Fotografia

Moda & Música & Afinidades

Tudo e mais um pouco

Imagine games

O véu que separa a imaginação da realidade chama-se criatividade.

Contabilidade Fácil

Contabilidade, Finanças, Empreendedorismo e Gestão

MENTE VOADORA

Minhas poesias, meus pensamentos e histórias.

storygraphee

Stories, Photography,Facts

DPzasso | Departamento Pessoal & Desenvolvimento de Pessoas

Desenvolvimento de Pessoas | Departamento Pessoal

Moroz Comunicação

Comunicação Empresarial, Sindical, Redes Sociais, Assessoria de Imprensa

Piraci Oliveira Advogados

Temas jurídico, empresariais, tributários e trabalhista

Resenha, artigo, texto...

Valter Bitencourt Júnior, poeta e escritor, de Salvador, Bahia, Brasil.

PATRICK STORIES

Make PEACE ✌ Show LOVE❤

Escrever e Comunicar

Textos também atingem objetivos!

Blog MGS Soluções em Informática

Dicas e Informações - Visite: www.mgssolucoes.com.br

Dinheirices

BusiNews Express

yocollector-Romania

Logo-colectii diverse, colectie insigne, colectie brelocuri, artizanat,

Perception

feelings, thoughts and dilemmas

O Manual do Freelancer

Por Nayara Bonim

Artigos variados

Informações sobre diversos Segmentos de Negócios

Acordo Coletivo: Cidadania

Jornal de Notícias do Trabalhador e Cidadão

afamosadalive

dayse mileid

%d blogueiros gostam disto: