Carreiras – Como a economia influencia no seu projeto individual?

Não há como negar que as decisões políticas influenciam nas questões econômicas que, por sua vez, impactam nas diversas áreas do trabalho, inclusive, na gestão de pessoas (por parte das organizações), e nas carreiras (por parte do indivíduo).

A questão é, se há uma demanda quanto a qualificação de mão de obra para todas as categorias profissionais, é praticamente compulsório que o indivíduo busque se aprimorar. Então, ele se gradua, se especializa, contrata coaching e/ou mentoring, etc. e tal.

Então, ao mesmo tempo em que a politica estabelece regras (para a educação) que fortalecem o ensino orientado para o modelo clássico de produção industrial, as empresas passam a abrir mão dos seus profissionais mais qualificados em função de haver se tornado caros.

Dessa forma, o profissional que levou anos se qualificando se depara com uma série de estorvos na busca pela recolocação porque se tornou caro também para as demais organizações que, por sua vez, optam por pessoas sem o mesmo nível de qualificação, mas que se habilita para executar tarefas com menor grau de complexidade

Não entendo como essa lógica se ajusta do ponto de vista da gestão de carreiras, mas sei que não é boa para a coletividade.

Mas se pretendermos atingir um nível de inovação tão alto quanto o que discursamos, temos que começar a nos exercitar para pensar diferente do modelo ao qual estamos acostumados.


  • Ricardo Cunha

1 resposta

  1. Concordo. O mercado tem perdido cada vez mais, especialmente em experiência e em histórico institucional que os funcionários adquirem no decorrer dos anos.

    Curtido por 1 pessoa

Feedback, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s