Neivaldo Araújo: Mulher 80 – Especial 1979

Mulher 80 foi um especial de televisão transmitido pela Rede Globo em 1979 que homenageou as mulheres, reunindo números musicais e depoimentos de cantoras e compositoras que eram grandes expoentes da MPB na época.

Anibal PhilotO programa exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a Mulher e a discussão do papel feminino na sociedade de então, abordando esta temática no contexto da música nacional e da inegável preponderância das vozes femininas na MPB. Participaram Elis Regina, Maria Bethânia, Fafá de Belém, Zezé Motta, Marina Lima, Simone, Rita Lee, Joanna, Gal Costa e as presenças especiais das atrizes Regina Duarte e Narjara Turetta, que protagonizaram o seriado Malu Mulher.

31304581d1899cffce09a832cbd19e20É até hoje um dos grandes marcos da televisão nacional, por ter tratado de temas polêmicos de maneira aberta para a sociedade e pelo reconhecimento de talentos femininos da música nacional. O grupo Os Trapalhões, pouco tempo depois, faria uma sátira ao programa no especial Homem 80. O especial teve uma reprise, exibições no exterior, e dezenas de gravações caseiras circularam pela internet até que em abril de 2008 foi lançado oficialmente pela Som Livre, em parceria com a Biscoito Fino, tendo como extras o depoimento do diretor Daniel Filho.

mulher-80-dvd-original-D_NQ_NP_491501-MLB20327534866_062015-F-2O final da década de 1970 marcou o início da carreira de diversas cantoras com o aparecimento quase simultâneo de Zizi Possi, Angela Ro Ro, Marina, Joanna e Fatima Guedes, sendo as quatro ultimas também compositoras. Após tornar-se conhecida com Pedaço de Mim, Zizi Possi também chegaria as paradas com Meu Amigo, meu Herói de Gilberto Gil e a simplória Asa Morena de Zé Caradipla, sofisticando seu repertorio na continuação da carreira. Transitando pela noite carioca Angela Ro Ro consagrou-se com canções como Amor meu grande Amor, de autoria sua e de Ana Terra.

mulheresAutora e interprete de Fullgás e Charme do Mundo (em parceria com o irmão Antônio Cicero) e vários outros sucessos, Marina desenvolveu um estilo que aproxima a canção romântica do rock, bem adequado a sua voz pequena e sensual. Por sua vez, Joanna preferiu seguir uma linha romântica que mostra nítida influência de Roberto Carlos, e entre seus grandes sucessos está Vertigem dos irmãos cearenses Caio Silvio e Graco. Fatima Guedes, embora mais compositora do que cantora, é destacada interprete de seus sucessos Mais uma Boca, Arco Iris e Lápis de Cor.

mulher 80aaA essas novatas vinha juntar-se um grupo de cerca de trinta cantoras, que reunia as veteranas divas Elizeth Cardoso e Ângela Maria; estrelas do tempo dos festivais como Elis Regina, Gal Costa e Maria Bethânia; sambistas consagradas como Alcione, Clara Nunes e Beth Carvalho; a popstar Rita Lee e revelações mais recentes como Joyce, Simone, Fafá de Belém e Elba Ramalho, todas em plena atividade no palco, no disco e na televisão. Com o sucesso do programa Mulher 80 e esse rico elenco feminino, a situação de nossa musica popular em 1980 contrastava com realidade machista dos anos 30, em que a proporção era de três cantores para cada cantora.


Por: Neivaldo Araújo

Revisão: Emanuela Fontenele

Feedback, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s