Chet Atkins: música rural que precedeu o Blues

ChetAtkins03Sem Chet Atkins, a música country talvez nunca tivesse chegado às paradas pop americanas nos anos 50 e 60. Embora tenha gravado centenas de discos solo, a maior influência da Atkins ocorreu como músico de estúdio e produtor de discos. Durante os anos 50 e 60, ele ajudou a criar o som de Nashville, um estilo de música country que teve tanto para estourar quanto honky tonks.

E, como instrumentista, não havia similares para ele. O estilo de Atkins surgiu de sua admiração por Merle Travis, que se expandiu para um novo território. Curiosamente, Atkins não iniciou sua carreira musical tocando violão. Instigado pelo seu irmão mais velho, Lowell, ele começou a tocar o violão ainda criança. No entanto, Chet ainda estava atraído pela guitarra, e aos nove anos trocou um pistão por um violão. Atkins aprendeu seu instrumento rapidamente, tornando-se um músico consumado no momento em que ele deixou o ensino médio em 1941.

ChetAtkins02Fazendo uso de uma boa rede de contatos, ele acabou atuando no “Bill Carlisle Show” no “WNOX” em Knoxville/TN, além de se tornar parte do Dixie Swingers. Atkins trabalhou com “Homer & Jethro” enquanto trabalhava na estação de rádio. Depois de três anos, mudou-se para uma estação de rádio pouco conhecida em Cincinnati.

Em apoio a Red Foley, Atkins fez sua primeira aparição no “Grand Ole Opry” em 1946. Nesse mesmo ano, ele fez seus primeiros discos. Atkins também começou a fazer apresentações regulares na estação de rádio WRVA em Richmond/VA, mas ele foi demitido seguidas vezes porque seus arranjos musicais diferiram das expectativas dos executivos da estaçãoChet-Atkins01. Ele finalmente se mudou para Springfield/MO, trabalhando para a estação KWTO.

Uma fita de uma de suas performances foi enviada ao escritório da RCA Victor em Chicago. Eventualmente, funcionou como caminho para que Steve Sholes, o chefe de música country da RCA, que já o tinha ouvido anteriormente, se interessasse e partisse em sua procurasse por alguns anos. Houve desencontros pois quando Sholes ouviu a fita, Atkins havia se mudado para Denver e estava tocando ao lado de “Shorty Thompson & His Rangers”. Ao receber a chamada da RCA, ele se mudou para Nashville para gravar.

Continua…


Referências:

1 resposta

Feedback, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s