Neivaldo Araújo: Boca Livre

boca livre05Boca Livre é um grupo conhecido pelo seu estilo refinado, cujos arranjos instrumentais e principalmente vocais fogem da métrica convencional utilizada por outros grupos, através do uso de acordes vocais dissonantes e revezamentos nos solos. O grupo se destaca por suas composições e também por versões de músicas de outros compositores. O primeiro disco foi independente, intitulado Boca Livre, de 1979, tornando-se o disco independente que mais vendeu até então, e incluiu, entre outras músicas, Toada (Zé Renato, Cláudio Nucci e Juca Filho) e Quem tem a viola (Zé Renato, Cláudio Nucci e Xico Chaves).

boca livre03O grupo sempre teve alternância entre seus membros, o que permitiu que seus principais componentes pudessem paralelamente seguir carreiras solos. Cláudio Nucci saiu do grupo ainda no primeiro trabalho e partiu para carreira solo, onde lançaria seus três primeiros discos: Claúdio Nucci (1981); Volta e Vai (1983); e Melhor de Três (1984), e fez um relativo sucesso com as canções Acontecência, Levezinho e Quero, Quero. Nucci é também um dos autores da canção Sapato Velho, muito tocada nos anos 80, gravada por grupos como Quarteto em Cy e Roupa Nova.

boca livre01Em 1985, gravou o disco Pelo Sim Pelo Não em duo com Zé Renato (com quem voltaria a compor após sua saída do Boca Livre). Embalado pelos sucessos das músicas “Pelo Sim Pelo Não” e “A Hora e a Vez“, presentes na trilha sonora da novela Roque Santeiro da Rede Globo, participou de diversos projetos isolados: músicas feitas por encomenda para novelas (“Garça Branca” para a novela Pantanal; “Ciranda do Sassá” para a novela O Salvador da Pátria), participações em compilações temáticas e inéditas e festivais de música, como o “Som das Águas” da extinta Rede Manchete.

David Tygel compôs diversas trilhas para exposições, entre as quais a de Oswaldo Goeldi, no CCBB em 1998, do Barão do Rio Branco, no Museu Histórico Nacional, em 2005 e da Expo Brasil+500 no Ibirapuera/SP em 2000. Como ator, compositor e diretor musical para o Teatro tem mais de cem peças teatrais realizadas.

boca livre04É de Lourenço Baeta a composição “Meio-termo” que foi registrada por Elis Regina no disco “Transversal do Tempo” em 1978 e apontada pela crítica como uma das melhores músicas do ano. No ano seguinte lançou o LP “Lourenço Baeta”, e ao longo de sua carreira, participou de gravações em discos de Tom Jobim, Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Nana Caymmi, Francis Hime, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, MPB-4, Quarteto em Cy, Céu da Boca, 14-Bis, Flávio Venturini, Maria Inês e sua Gente, entre outros.

boca livre02Zé Renato em 1982 lançou “Fonte da vida“, seu primeiro disco solo, e, no ano seguinte, “Luz e mistério”. A partir de 1984 começou a atuar em dupla com Cláudio Nucci. Em 1985 participou da trilha sonora de “O tempo e o vento”, minissérie transmitida pela TV Globo, gravando as músicas “Rodrigo, meu capitão” e “Dona Bibiana”, de Tom Jobim. Mesmo como membro do Boca Livre construiu sua carreira solo participando individualmente de vários projetos musicais.


Por: Neivaldo Araújo

Revisão: Emanuela Fontenele

1 resposta

Feedback, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s