Gary Moore – 7 anos sem o mestre

Gary 04_Um dos guitarristas mais subestimados do rock, tanto do ponto de vista técnico quanto compositivo, Gary permaneceu relativamente desconhecido nos EUA com relação às bandas de que fez parte, enquanto que o seu trabalho solo lhe trouxe aclamação na maioria das outras partes do mundo, em especial na Europa. Nascido em 04/04/52, em Belfast, na Irlanda, Moore se interessou pelo violão durante os anos 60, ao descobrir os mestres do blues/rock como Eric Clapton, Jimi Hendrix e, talvez, sua maior influência, Peter Green, da Fleetwood Mac.

Gary 05_Mais tarde, depois de se mudar para Dublin, Moore juntou-se a um grupo de rock local chamado Skid Row, que contou com um jovem cantor chamado Phil Lynott, que logo depois deixaria o grupo para formar sua própria banda, o Thin Lizzy. Com o Skid Row, Gary perseverou, chegando mesmo a abrir um show para os seus heróis, “Peter Green” e “Fleetwood Mac”, que ficaram bastante impressionados com o seu talento. Tanto que o próprio Peter solicitou ao seu empresário que ajudasse ao Skid Row com o primeiro contrato de gravação do Skid Row junto à CBS. Além de vender uma de suas guitarras favoritas para o promissor guitarrista, uma Maple 1959, Gibson Les Paul Standard, que se tornaria o principal instrumento de Moore.

Gary 04O Skid Row passaria a lançar vários singles e álbuns, incluindo “Skid” (1970) e “34 Hours” (1971). Embora o grupo tenha planejado giros pela Europa e EUA, não conseguiu grande sucesso comercial, culminando com a saída de Moore em 1972. Então, juntamente com o baterista Pearse Kelly e o baixista John Curtis, formou sua própria banda, na qual atuou como guitarrista e vocalista. Todavia, depois do álbum de estréia, de 1973, “Grinding Stone”, o trio se desfez e desapareceu sem deixar rastros.

Continua…


Referências:

Feedback, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s