Neivaldo Araújo: afinal, existiu um Woodstock brasileiro? [1]

Vários eventos a nível nacional tentaram se comparar (ou foram comparados) ao famoso festival americano do final da década de 1960, não pela grandiosidade – claro, mas pela filosofia: música, liberdade, paz e natureza. Salvo as proporções e à realidade “brasileira”, que quase sempre se colocou como obstáculo à organização de um festival de grande porte no país. Senão, vejamos alguns deles:

Hollywood Rock

festival02A primeira edição do Hollywood Rock (embora não sendo a versão oficial) ocorreu no Estádio General Severiano, em 1975, e foi organizada por Nelson Motta, que comentou: “eu tinha loucura por fazer festivais de rock, um sonho que vinha de 1969, quando soubemos de Woodstock. Era loucura, não podia dar certo tecnicamente, mas era o que a gente tinha”. O festival rolou durante quatro sábados, e contou apenas com artistas nacionais. Dentre as atrações, estiveram Celly Campelo, Erasmo Carlos, Raul Seixas e os grupos O Peso e Vímana, que não chegou a tocar todo o repertório, devido a problemas na aparelhagem.

Destaque para os shows de Rita Lee e Tutti-Frutti, Os Mutantes, Veludo e Raul Seixas (que talvez tenha sido o show mais lembrado do evento). Segundo Nelson Motta, o evento recebeu cerca de 10 mil pessoas a cada dia. Foram produzidos um disco e o documentário do festival, lançado no mesmo ano com o título “Ritmo Alucinante”.

O Festival só voltaria a acontecer novamente em 1988, tendo um hiato de dois anos até 1990 e retornado em 1992, com continuidade anual até 1996. Foi um evento que começou um tanto modesto, viajando por diversas praias do país, porém ao longo dos anos adquiriu um reconhecimento internacional.

Festival de Saquarema

festival03Aproveitando um conhecido campeonato de surf, Nelson Motta resolveu organizar um grande festival de rock na cidade fluminense nos dias 21, 22 e 23 de maio de 1976, o Festival de Saquarema. A cidade de 10 mil habitantes, na época, foi invadida por uma multidão de 40 mil fãs de surf e rock, tendo Rita Lee, Raul Seixas, Made in Brazil, Flamboyant, Ronaldo Rosedá y Banda e Flavio y Spiritu Santo como as grandes atrações musicais. O projeto do festival incluía um disco ao vivo e um documentário, que nunca foram realizados.

No festival, ainda se apresentaram o grupo gaúcho Bixo da Seda e Angela Ro Ro, esta em início da carreira. Em seu livro Noites Tropicais, o organizador Nelson Motta, fala também que o Festival ficou conhecido como “Som, Sol e Surf” e admite que esse evento não foi bem-sucedido. Além de problemas com o mau tempo, o público acabou invadindo o local: “Esse foi um desastre comercial absoluto!”.

“Eu fali praticamente porque choveu, desabou o palco no primeiro dia. Nem teve o primeiro dia, passou tudo para o segundo. Era um campinho de futebol em Saquarema e tinha um murinho. O público derrubou o muro, entrou todo mundo de graça. Eu saí quebrado daquilo. Feliz, mas quebrado”.

Festival da Tabuba

festival04_O Festival da Praia da Tabuba, em Caucaia, realizado em 1976, é considerado o Woodstock do Ceará, como relatou o jornal O Povo em uma entrevista de Ednardo e Belchior, dois expoentes da Música Popular Brasileira. O I Festival da Costa do Sol trouxe-os à praia da Tabuba, além de nomes como Alceu Valença, Rodger Rogério e Teti. Rodger proporcionou um dos momentos inesquecíveis do festival ao cantar “Love me Tender”, sucesso de Elvis Presley. Além deles, muita gente que estava começando a trilhar sua carreira musical, como Caio Silvio, Ferreirinha, Francisco Casaverde e Graco, se apresentaram no festival.

festival04O festival remetia a um ambiente de muito som, sol, praia e liberdade, como lembra o cantor Calé Alencar, que foi com um grupo de amigos, e por haver ocorrido durante o  regime militar, a polícia reprimia a plateia com violência. Ednardo desceu do palco e resolveu falar em nome do público, sendo preso – segundo consta, o policial nem sabia quem ele era. O músico foi solto só depois de muitas negociações. Os tempos eram difíceis.

Continua…


Anúncios


Categorias:popular

Tags:, , , , , ,

Feedback é melhor do que like!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Te Descrevi

"em alguns pesamentos soltos"

The Daily Post

The Art and Craft of Blogging

Projeto Mais Livros

Mais livros, Melhores Pessoas

Chris Machado

Fotografia

Moda & Música & Afinidades

Tudo e mais um pouco

Imagine games

O véu que separa a imaginação da realidade chama-se criatividade.

Contabilidade Fácil

Contabilidade, Finanças, Empreendedorismo e Gestão

MENTE VOADORA

Minhas poesias, meus pensamentos e histórias.

storygraphee

Stories, Photography,Facts

DPzasso | Departamento Pessoal & Desenvolvimento de Pessoas

Desenvolvimento de Pessoas | Departamento Pessoal

Moroz Comunicação

Comunicação Empresarial, Sindical, Redes Sociais, Assessoria de Imprensa

Piraci Oliveira Advogados

Temas jurídico, empresariais, tributários e trabalhista

Resenha, artigo, texto...

Valter Bitencourt Júnior, poeta e escritor, de Salvador, Bahia, Brasil.

PATRICK STORIES

Make PEACE ✌ Show LOVE❤

Escrever e Comunicar

Textos também atingem objetivos!

Blog MGS Soluções em Informática

Dicas e Informações - Visite: www.mgssolucoes.com.br

Dinheirices

BusiNews Express

yocollector-Romania

Logo-colectii diverse, colectie insigne, colectie brelocuri, artizanat,

Perception

feelings, thoughts and dilemmas

O Manual do Freelancer

Por Nayara Bonim

Artigos variados

Informações sobre diversos Segmentos de Negócios

Acordo Coletivo: Cidadania

Jornal de Notícias do Trabalhador e Cidadão

afamosadalive

dayse mileid

%d blogueiros gostam disto: