Neivaldo Araújo: afinal, existiu um Woodstock brasileiro? [2]

Show Paraíso

festival05Organizado por Milton Nascimento, em plena Ditadura Militar, entre os dias 30 e 31 de julho do ano de 1977, com a participação de milhares de pessoas que ocuparam a Fazenda Paraíso, na cidade Três Pontas, de exuberante paisagem e lindas montanhas em Minas Gerais. Os viajantes chegavam de diferentes lugares, era tanta gente que a comida e a água da cidade acabaram rapidamente. No entanto, o clima era de confraternização e os residentes buscavam abrigar e auxiliar os visitantes.

O festival reuniu grandes nomes da música brasileira. Além de Bituca, representantes do Clube da Esquina como Beto Guedes, Wagner Tiso e Nelson Ângelo subiram ao palco montado, assim como na versão americana, em uma fazenda. Além dos mineiros, Chico Buarque, Fafá de Belém, Gonzaguinha, Clementina de Jesus e o grupo chileno Caldeira, também marcaram presença no evento.

Longe da mesma magnitude de Woodstock, é claro, teve seu significado no cenário nacional, talvez tendo sido o “Woodstock Mineiro”.

Cio da Terra

festival06Cio da terra foi um festival ocorrido nos dias nos dias 29, 30, 31 de outubro do ano de 1982, quase no fim da ditadura militar, em Caxias do Sul – RS. A proposta surgiu da chapa eleita para a presidência UEE em 1981. Durante os três dias, mais de 15 mil pessoas passaram pelo parque da Festa da Uva.

Houve quem chamasse de Woodstock gaúcho, mas o evento talvez estivesse mais para um Fórum Social Mundial. Foram reunidos convidados de todo o Brasil, com debates sobre temas que pouco eram citados na época, como sexo, drogas, cinema, teatro, igualdade de direitos e política. Além disso, artistas plásticos, artesãos e escritores – não só brasileiros, mas do Peru e da Argentina também – expuseram seu trabalho ao longo do espaço. Os shows contaram com artistas locais e cantores nacionais, como Ednardo com o sucesso da música “Pavão Misterioso”, que foi um dos destaques, além de Jorge Mautner, Sivuca, Geraldo Azevedo, Bebeto Alves e Nei Lisboa.

Apesar da pouca estrutura, o festival foi muito organizado, não houve violência, nem repressão. Em 2010, foi produzido um documentário sobre o evento. O filme, com vários relatos de quem participou, tem 42 minutos de duração, possui belas imagens e é uma recordação do ambiente com muitos momentos em que, certamente, virão à memória de quem esteve lá.

Rock In Rio

festival07Fechando a lista, o Rock in Rio, festival idealizado em 1985 pelo empresário brasileiro Roberto Medina, sendo desde então, reconhecidamente, o maior festival musical do Planeta. Foi realizado pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, entre 11 e 20 de janeiro de 1985 em uma área especialmente construída para receber o evento.

O local, um terreno de 250 mil metros quadrados que fica próximo ao Riocentro, na Barra da Tijuca, ficou conhecido como “Cidade do Rock” e contava com o maior palco do mundo já construído até então: com cinco mil metros quadrados de área, além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infraestrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas – o equivalente a cinco vezes o público do Woodstock.

O Festival contou com nomes como Queen, AC/DC, James Taylor, George Benson, Rod Stewart, Yes, Ozzy Osbourne e Iron Maiden. Isso sem falar em algumas das principais estrelas nacionais, como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Rita Lee e toda uma nova geração do rock nacional como Paralamas do Sucesso, Blitz, Kid Abelha e Barão Vermelho. Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve 18 edições, no Brasil, nos Estados Unidos e em países da Europa, mas o primeiro ficou na memória de uma geração.


Feedback, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s