Symbol Of Salvation – Armored Saint

“Entre um passado “semi-glorioso e um futuro promissor”

Armored Saint começou no início dos anos 80 na cena Heavy Metal de Los Angeles. Eles rapidamente fizeram nome como um dos principais carismáticos ao vivo. Em 1984, eles assinaram com a Chysalis Records e lançaram três álbuns clássicos, ainda que pouco valorizados. Em 1990, a banda estava escrevendo material para seu quarto álbum, quando ficou sabendo que o membro fundador Dave Prichard tinha leucemia. O diagnóstico foi um baque para a banda, que ficou com sua rápida degeneração e morte meses depois.

Symbol20186

Em 1991, a banda entrou no estúdio para finalizar o álbum que eles haviam começado com Dave. A banda recrutou o guitarrista Jeff Duncan e convenceu o fundador Phil Sandoval a retornar ao grupo para ajudar nas guitarras. A maioria das músicas foi co-escrita com Prichard e sua influência e inspiração podem ser sentidas em todos eles. O resultado final foi Symbol Of Salvation, que foi oferecido como uma bela homenagem ao amigo falecido.

Symbol20185Symbol Of Salvation é plenamente preenchido com riffs de buzz, solos instigantes de guitarra e os vocais semi perfeitos de John Bush. Com Reign Of Fire, que abre o disco, já é possivel perceber que se trata de uma obra-prima do heavy metal californiano. O ritmo alucinante impulsiona o ouvinte para a frente e lançando-o à próxima faixa. Dropping Like Flies diminui a intensidade de ritmo, mas é mais pesada. O alcance vocal de John Bush é mostrado de forma admirável aqui, quando ele passa de ladros de baixa oitava à agudos rasgados. Last Train Home, é uma das melhores canções que o Armored Saint compôs. É incrível como o novo membro Jeff Duncan já figure com o crédito de co-autor nesta música, já que ela remete muito a tudo o que o Armored Saint representa. Tribal Dance, musica na qual destaca-se o talento do baterista Gonzo com sua introdução tribal que cria um som totalmente original. Fora o Sepultura em Roots, não havia ouvido outra banda experimentar sonoridades indígenas, então, o Armored saiu-se bem. Half Drawn Bridge é uma instrumental curta, de guitarra que serve como um cenário para a bela Another Day. John Bush é forçado a carregar a primeira metade desta canção quase sozinho, já que os outros instrumentos são postos em segundo plano durante a primeira metade da canção. Decorridos aproximadamente 3 minutos, a banda se junta e o tom melancólico cede espaço a um ataque agressivo. Esta é mais uma experimental que funcionou bem. Symbol Of Salvation, a peça central deste álbum, é um verdadeiro clássico. Do rangido dos riffs aos gritos rasgados de John, esta faixa tem um refrão grudento que dá vontade de acompanhar batendo cabeça todas as vezes em que é repetido. Hanging Judge é uma das mais pesadas e viciantes do disco. Warzone continua batendo forte. Symbol20182Nela, Joey Vera se mostra um baixista com o qual não se brinca. Ele é facilmente um dos melhores baixistas de heavy metal da atualidade. Burning Question é “mais do mesmo”. É uma das mais intensas do álbum, mas a intensidade evidente faz parecer mais uma demonstração de ausência. Tainted Past é a única faixa do álbum a apresentar contribuições de Dave Prichard. A música é épica, a produção é limpa sem prejudicar o som em geral. O álbum fecha com Spineless, que parece mostrar mais raiva e amargor do que o normal do Armores. A letra pode não ser profunda, mas em termos de agressão, é difícil superá-la.

Depois de lançar esse disco a banda resolveu dar um tempo nas atividades. John Bush foi convidado a substituir Joey Belladonna no Anthrax. Joey Vera se juntou à banda de metal progressivo Fates Warning. Felizmente para nós, fãs, em 1999 os caras decidiram se reunir e fazer outro disco. O resultado foi o disco Revelation, de 2000, um álbum que remetia ao som antigo da banda. Na sequência, gravaram outros discos mas as coisas nunca mais foram como eram no seu passado “semi-glorioso”.

Symbol20183

Por fim, durante um longo período, entre um trabalho e outro a banda realizou muitas apresentações esporádicas. Agora, tendo assinado com a Metal Blade Records, há perspectivas de um futuro promissor. Inclusive, a banda estará excursionando pela América do Sul nos próximos dias, conforme segue: 02/06 – Buenos Aires (AR); 03/06 – São Paulo (BRA); 05/06 – Lince (PER); 07/06 – Maipu (CHL).

TRACKLIST:

01-Reign Of Fire (3:57)
02-Dropping Like Flies (4:40)
03-Last Train Home (5:19)
04-Tribal Dance (4:07)
05-The Truth Always Hurts (4:20)
06-Half Drawn Bridge (1:28)
07-Another Day (5:32)
08-Symbol of Salvation (4:36)
09-Hanging Judge (3:46)
10-Warzone (3:38)
11-Burning Question (4:19)
12-Tainted Past (7:05)
13-Spineless (4:16)

[OBTENHA O ÁLBUM COMPLETO]


Referências:

Feedback, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s