Hardcore I – Das origens

The Damned

The Damned

Após a primeira onda punk ocorrida em 1977, que contava com bandas americanas e europeias como Ramones, Dead Boys, Television, Sex Pistols e The Damned, surgiu, nos Estados Unidos, uma cena de grupos de cidades costeiras no Sul da Califórnia. Esses grupos extremaram o punk (rock), acelerando o andamento das músicas, inflamando o contexto social e político relacionado às letras e incluindo uma forma mais agressiva na atitude e no visual. Em geral, eram formados por garotos, surfistas, skatistas e suburbanos. Todos eram fãs de punk rock e esportes radicais que resolveram colocar seu universo individual na música e criar um dos estilos com o maior número de adeptos no rock, o Hardcore, que significa “núcleo-duro”. No Brasil, a palavra mais adequada ao nome do estilo seria “casca-grossa”.

Vicious Circle

Vicious Circle

Surgidas entre os anos de 1978 e 1980, as bandas mais influentes na cena Hardcore foram: Dead Kennedys, Germs, Black Flag, Middle Class, The Adolescents, Suicidal Tendencies e Vicious Circle. A primeira criação do gênero é tema de discussão entre os fãs do estilo. Alguns citam o EP “Out of Vogue”, do grupo Middle Class, como o disco que deu origem ao Hardcore. Já outros indicam o “Nervous Breakdown”, do conjunto Black Flag. Apesar do desacordo entre as partes, ambos foram lançados em 1978 e tem as principais características “casca-grossas” do estilo: são velozes, agressivos e foram adotados como bíblias por qualquer garoto urbano com menos de 19 anos que andasse de skate.

Rattus

Rattus

Outra parte importante do movimento Hardcore ocorreu na Inglaterra, porém, com um radicalismo maior na mistura entre a música e a política e, principalmente, no visual. O país, que havia conhecido o estilo agressivo e pretencioso dos Sex Pistols, criados por Malcolm McLaren, viu uma segunda revolução, mais agressiva. O material mais utilizado pelos fãs de Hardcore era o couro, junto com espetos, correntes, arrebites, bottons, pinos, pregos, socos ingleses, entre outros. Com relativo atraso ao surgimento na América, assim como aconteceu com o punk rock, o velho continente pariu o Hardcore em 1982. As principais bandas foram Anti-Cimex, Shitlickers (Suécia), Riistetyt, Kaaos, Rattus, Terveet Kädet (Finlândia), Upright Citizens (Alemanha), Eu’s Arse e Wretched (Itália).

Restos de Nada

Restos de Nada

No Brasil, a banda pioneira do punk foi a Restos de Nada, formada na Zona Norte de São Paulo em 1977, ano de explosão do estilo em Nova York.  Pode-se dizer até mesmo que eles foram uma das primeiras bandas de Hardcore, juntamente com os grupos californianos, pois o som do Restos de Nada era mais veloz, violento e áspero do que as composições típicas do punk. Oficialmente, o Hardcore cravou suas raízes no país em 1982, quando foi lançada a coletânea “Grito Suburbano”, composta por bandas influentes do movimento como Olho Seco, Cólera e Inocentes.

Continua…


Referências:

3 respostas

Feedback, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s