Blues Etílicos: pioneiros do Blues Brasil

Blues Etílicos foi criado no Rio de Janeiro em 1985 pelo gaitista Flávio Guimarães, o baixista Cláudio Bedran e o guitarrista Otávio Rocha e, alguns meses depois de sua estreia, incorporou o cantor e guitarrista Greg Wilson e o baterista Gil Eduardo.  Em 1987, lançou seu primeiro LP, o independente Blues Etílicos. Em 89, são contratados pela Gravadora Eldorado, lançando Água Mineral em 89, San Ho Zay em 1990 e IV em 91. BE01San Ho Zay atinge a marca de 35.000 cópias vendidas, sendo o álbum mais vendido de uma banda de blues brasileira em todos os tempos.

Em 1989, a banda teve ampla projeção através do primeiro Festival Internacional de Blues, na cidade de Ribeirão Preto, abrindo o festival na mesma noite que Buddy Guy. O festival foi um divisor de águas para o gênero no Brasil e várias bandas nacionais surgiram, influenciadas pelo som do Blues Etílicos. Durante esse período , a banda teve vários programas especiais na TV Cultura, Rede Manchete e MTV, além de ter suas músicas amplamente executadas nas FMs por todo país.

O Blues Etílicos foi a primeira e a principal banda nacional a criar um público fiel nesse segmento e graças a isso, participou de todos os festivais ligados a esse gênero musical, BE02dividindo o palco com os principais nomes do blues internacional a visitar o país: B. B. King, Robert Cray e Buddy Guy entre outros.

Entre 1995 e 1996, a banda realizou cerca de 20 apresentações com o cantor Ed Motta, batendo sucessivos recordes de público no Circo Voador, no Rio de Janeiro, além de teatros e casas noturnas por todo país. Em Florianópolis, se apresentaram juntos para uma plateia de 30.000 pessoas no aniversário da cidade.

Em 1996 o baterista Pedro Strasser entra na banda e são lançados os álbuns Dente de Ouro em 1996, Águas Barrentas – Ao Vivo em 2001, Cor do Universo em 2003, Viva Muddy Waters em 2007, o DVD Ao Vivo no Bolshoi Pub em 2011, o CD Puro Malte em 2013 e o CD Blues Etílicos – 30 Anos Ao Vivo em 2015. Em 2017, a banda acompanha o BE03violeiro Noel Andrade no álbum Canoeiros, lançado digitalmente.

A partir de dezembro de 2017, Beto Werther assume as baquetas do grupo.

Formação da banda

O cantor e guitarrista norte americano Greg Wilson nasceu em Tupelo, no Mississipi, na mesma maternidade onde nasceu Elvis Presley. Filho de um maestro e regente de corais, veio ainda criança para o Brasil. BE05 - CopiaRetornou para os EUA para fazer a faculdade de música. Depois de formado, voltou ao Brasil e ingressou no Blues Etílicos. Lançou dois álbuns solo.

Flávio Guimarães é a principal referência da harmônica no blues e rock brasileiros. Alceu Valença, Cássia Eller, Ed Motta, Erasmo Carlos, Frejat, Fernanda Abreu, Luiz Melodia, Paulo Moura, Renato Russo, Rita Lee, Titãs, Zeca Baleiro e Zélia Duncan são alguns dos nomes com quem Flávio gravou e tocou, além de participações nos shows de algumas lendas vivas do blues norte americano, como Buddy Guy, Charlie Musselwhite, Sugar Blue e Taj BE06Mahal. Lançou onze álbuns solo.

Otávio Rocha é um guitarrista especialista em slide guitar e um amante dos esportes. Maratonista e ciclista, em 1986 realizou uma viagem de bicicleta do Brasil até os Estados Unidos. Otávio é um músico requisitado, tendo participado da banda de Ed Motta no Rock in Rio e de Frejat no Holywood Rock. Gravou e produziu dezenas de álbuns com diversos nomes do blues nacional, entre eles Ricardo Werther, Alamo Leal, Maurício Sahady e Cris Crochemore.

Beto Werther é um dos mais atuantes bateristas de blues e rock cariocas. Fundador da banda Big Allanbick nos anos 90, o músico tem uma carreira prolífica tendo acompanhado grandes nomes do blues nacional e internacional.

Cláudio Bedran é o baixista do grupo e um dos seus compositores mais atuantes.


Feedback, por favor!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s