Nick Cave & the Bad Seeds – Tragédia e esperança

nick-cave12“Aos 15 anos, seu filho morreu ao cair de um penhasco e este episódio influenciou na temática Skeleton Tree, disco que o músico vinha trabalhando na época”

Formada em meados de 1983, Nick Cave & the Bad Seeds tornou-se uma das bandas mais originais da época do pós-punk e rock alternativo nos anos 80 e subsequentes. Fazendo um tipo de música que se mesclava com as narrativas escuras e multicamadas textuais, a banda criou sons que eram fisicamente e emocionalmente poderosos, mas com um senso de dinâmica e drama que os diferenciava de seus pares. Enquanto muitos músicos entraram e saíram da formação da Bad Seeds ao longo dos anos, no decurso de sua história eles sempre foram uma força musical tão poderosa quanto seu líder.

nick-cave95A primeira edição do “Bad Seeds” se reuniu no final de 1983, quando Cave começou a trabalhar em seu primeiro álbum após o emblemático álbum solo Birthday Party, From Her to Eternity (1984). Juntamente com Barry Adamson, anteriormente da Magazine, na guitarra e no baixo; Blixa Bargeld, do conjunto alemão Einstürzende Neubauten, na guitarra; e Mick Harvey, que já havia trabalhado com Cave no “Birthday” e no Boys Next Door, na bateria. Jim Thirlwell, mais conhecido por seus muitos projetos sob o nome de Fetus, também tocava guitarra no estúdio, embora nunca tenha se tornado um membro efetivo. Quando Cave e os “Bad Seeds” fizeram sua primeira turnê em de 1983, a formação contou com Adamson, Harvey, o guitarrista Hugo Race (cujo currículo incluiu passagens pelas bandas Dum Dum Fit e Plays with Marionettes) e a baixista Tracy Pew, outra ex-aprendiz no “Birthday”. A estada de Pew com os “Bad Seeds” foi curta, e na passagem de 1984 para 1985, o núcleo da “Bad Seeds” era Cave, Adamson, Bargeld, Harvey e Race. Esta formação gravou a maior parte de “From Her” e seu sucessor, The Firstborn Is Dead (1985). Em nick-cave94meados de 1985 Hugo Race saiu e Mick Harvey passou da bateria para a guitarra e teclados; Thomas Wydler, ex-Die Haut, tornou-se o novo percussionista da “Bad Seeds”. Esta formação gravou o álbum só com canções de Cave Kicking Against the Pricks (1986); a mesma formação menos Adamson marcou o set de Your Funeral… My Trial, também de 1986.

nick-cave5Tender Prey Como Nick Cave deu um basta na heroína e aceitou o convite do cineasta Wim Wenders para aparecer em seu filme Wings of Desire e a formação da Bad Seeds continuou a evoluir. Em 1997, Kid Congo Powers, que havia trabalhado com o Gun Club e The Cramps, se juntou ao grupo assumindo a guitarra, assim como Roland Wolf nos teclados. Esta versão da banda apareceu em Tender Prey em 1988, e a mesma banda menos Wolf acompanhou Cave no The Good Son (1990). No final de deste ano, o Kid Congo havia deixado o Bad Seeds, e o grupo se expandiu para seis integrantes com a adição de Conway Savage (teclados) e Martyn P. Casey. Esta formação figurou nos álbuns Henry’s Dream (1992) e Let Love In (1994), bem como no Live Seeds (1993). Em 1994, o grupo adicionou um segundo baterista, Jim Sclavunos, que teve passagens por Teenage Jesus & the Jerks, Cramps e Sonic Youth. Com Sclavunos a bordo, Cave and the Bad Seeds fez uma turnê como parte do Festival Lollapalooza de 1994; James Johnston da Gallon Drunk foi chamado para tocar guitarra durante a turnê daquele disco.

nick-cave97Depois do Lollapalooza, Johnston retornou do Gallon Drunk, e um grupo, de sete membros, gravou Murder Ballads de 1996. Em 1997, a banda lançou The Boatman’s Call, que introduziu Warren Ellis, ex-Dirty Three, no violino, bandolim e violão. A mesma formação também registrou No More Shall We Part (2001) e Nocturama (2003). Março de 2003 trouxe a surpreendente notícia de que Blixa Bargeld havia se separado de Bad Seeds; James Johnston voltou ao grupo em seu lugar, e esta versão do Bad Seeds lançou dois álbuns de estúdio, Abattoir Blues/The Lyre of Orpheus (2004) e Dig, Lazarus, Dig !!! (2008, sem Savage), bem como do registro “ao vivo” de Abattoir Blues Tour (2007). Enquanto Cave e os Bad Seeds pegaram a estrada para dar suporte a Dig, Lazarus, Dig !!!, Johnston se fez ausente da turnê, e para uma turnê de verão de 2009, a banda foi acompanhada no palco pelo guitarrista Ed Kuepper, anteriormente, integrou a lenda australiana do punk, The Saints.

nick-cave96Quando a banda se reagrupou para gravar Push the Sky Away (2013), o conjunto apresentava Cave, Casey, Ellis, Savage, Sclavunos e Wydler. Como a banda saiu em turnê de apoio ao disco de 2013, Wydler foi castigado por uma grave doença, e para a primeira parte da tour, Barry Adamson retornou ao grupo, assim como Ed Kuepper. Quando a turnê chegou aos Estados Unidos, Kuepper deixou a banda para a entrada de George Vjestica. Uma versão simplificada do Bad Seeds, menos Savage e Vjestica, gravou uma performance para transmissão de rádio que foi lançada mais tarde como Live from KCRW em 2014. Em setembro de 2016, Nick Cave e Bad Seeds retornaram com um novo álbum, Skeleton Tree (cuja história se entrelaça ao falecimento de seu filho que caiu de um penhasco em Brighton, em East Sussex, na Inglaterra. Ele tinha somente 15 anos), que marcou o retorno de Thomas Wydler à banda, ao lado de Casey, Ellis, Scla..


Feedback é melhor do que like!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s